Placas de Som / Audio Interfaces

Posted on

Bem vindo.

Hoje vou deixar aqui uma ou duas ideias de placas de som para ficares com uma ideia por onde começar.

Algumas placas já trazem Software incluído. O que é um bonus. São por norma versões “light” de softwares mais completos.

É uma forma das empresas divulgarem os seus produtos e esperarem que o utilizador faça o upgrade para a versão completa. O que não é grátis.

Outras placas mais baratas, são apenas isso. Placas de som. Vamos ver uns exemplos:

A Behringer Guitar Link UCG102 que apesar de ser uma placa barata faz um bom trabalho. Mais utilizada por guitarristas, serve perfeitamente para gravar outros instrumentos como baixo, teclados e permite mesmo ligar um microfone.

Esta placa traz um Software da companhia Native Instruments.

Com o nome de Guitar Rig, este software é também chamado de Plugin. Um plugin pode funcionar de duas formas. Ou em modo StandAlone, ou seja, é utilizado livremente sem ser necessário ter um programa de edição de audio ou sequenciador.

Ou então dentro de um programa de edição. Os programas de edição trazem sempre um grande leque de plugins. Temos equalizadores, compressores, reverbs, delays, etc. A lista é grande. Mas por vezes existem outros softwares como o caso do Guitar Rig, que é são mais indicados para instrumentos como guitarras ou baixos.

São os chamados “Third Party Plugins” que são instalados à parte do programa de edição audio.

Isto porque os plugins nativos dos sequenciadores nem sempre são os melhores. Daí os produtores e músicos procurarem plugins que fazem apenas uma coisa, e fazem-na bem 🙂

Guitar Link UCG 102